Pesquisar este blog

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Colesterol e Triglicérides - Seus Mistérios


Colesterol e Triglicérides


DOIS MALES PERIGOSOS

Pessoas que sofrem de pressão alta devem ter cuidado redobrado com as taxas elevadas de colesterol e de triglicérides. Isso porque a gordura do sangue acumulada nas artérias associada à hipertensão pode provocar uma série de doenças cardiovasculares graves, entre elas o infarto do miocárdio e o derrame cerebral.

Mas isso não significa que devemos eliminar ambos do nosso sangue, até porque isso é impossível. O colesterol por exemplo, é um tipo de gordura que somente os animais, inclusive os humanos, produzem e que circula no nosso sangue.

Essa gordura é utilizada pelas células do nosso organismo para construir as membranas celulares que, por sua vez, são responsáveis pela fabricação de alguns hormônios e vitaminas, além de ser fonte de energia. 

Um  exemplo eu tinha baixado tanto meu colesterol com a mudança de vida que em contra-partida estava baixando minha testosterona que é importante no processo de emagrecimento, pra quem não sabe, precisamos do LDL para fabricar testosterona, então como podem ver vamos reduzir mais não podemos ser tão radicais como eu foi... rsrsrs.

Existem dois tipos de colesterol: o LDL, ou o chamado " mau colesterol " e o HDL, ou o " bom colesterol".

O LDL é responsável por transportar o colesterol do fígado e do intestino para os tecidos periféricos, enquanto o HDL é responsável por retirar a gordura dos tecidos periféricos e dos vasos, transportando-a para o fígado, onde será metabolizada.

Em geral, o grande vilã para o aumento do colesterol é a alimentação inadequada, composta por alimentos ricos em gordura.

Já os triglicérides são a mais importante forma de estocarmos energia, acumulando esse tipo de gordura no tecido adiposo.
Portanto, o que nos coloca em risco de morte não é presença do colesterol e do triglicérides, mas as taxas excessivas.

Em geral, a grande vilã para o aumento do colesterol é a alimentação inadequada, composta por alimentos ricos em gordura, como carnes gordas, leite integral, queijos amarelos, bacon, manteiga, banha, maionese, creme de leite, açúcar, produtos industrializados, etc, enquanto o aumento do triglicérides é em geral provocado pela obesidade.

COMO DIMINUIR OS NÍVEIS DO COLESTEROL E DOS TRIGLICÉRIDES

Vários fatores são responsáveis pelo aumento dos níveis de colesterol e de triglicérides, entre eles alimentação rica em gordura, consumo excessivo de álcool, tabagismo, vida sedentária e estresse.

Quando os níveis são muito elevados, somente um médico pode prescrever uma medicação adequada. Entretanto, é possível dar uma forcinha para o organismo, modificando alguns hábitos, entre eles:
  • Dar preferência aos alimentos com menos gordura total, gordura saturada e colesterol.
  • Substituir as carnes gordas por carnes magras, frango e peixe.
  • Evitar frituras, dando preferência aos alimentos grelhados, assados, cozidos e refogados.
  • Substituir os queijos amarelos por queijos brancos.
  • Trocar o leite integral pelo leite desnatado.
  • Evitar alimentos embutidos.
  • Reduzir o consumo de alimentos ricos em gordura como maionese, bacon, molhos prontos, temperos prontos para saladas, etc.
  • Incluir frutas, legumes e verduras na alimentação diária.
  • Dar preferência aos grãos integrais.
Uma das dicas que mais funcionou comigo foi a complementação com ômega 3, como podem ver nos meus exames meu colesterol foi de um extremo a outros... 

Vou fazer um Post especial sobre isso !



DICAS DE SUCOS PARA CONTROLAR O COLESTEROL E O TRIGLICÉRIDES

1- SUCO DE CENOURA E COUVE
INGREDIENTES:
  • 2 cenouras
  • 2 maços de couve
  • 1 maça vermelha
  • Alguns ramos de salsa
MODO DE PREPARO:
Descasque as cenouras e corte todos os ingredientes em pedaços. Bata tudo no liquidificador ou na centrífuga. Beba em jejum ou antes do almoço.

2- SUCO DE LARANJA E BETERRABA
INGREDIENTES:
  • Suco de 2 laranjas
  • 1 beterraba média
  • 3 cenouras médias
MODO DE PREPARO:
Passe todos os ingredientes na centrífuga ou no liquidificador e beba em seguida.


EMAGRECER DE VEZ ...  TRANSFORMA SUA VIDA!
Desde de que comecei minha mudança de vida, informação passou a ser minha gula !
então busquei em diversos sites e nesse encontrei o melhor material para aprofundar meus conhecimentos, com uma leitura fácil e didática, fui apreendendo aos poucos sobre meu corpo e minha alimentação...

Recomendo !!!

Sugestão de leitura...   http://emagrecerdevez.com/

Caso não tenha tempo para ler o vasto material que eles possuem pode baixar os PODCAST's

Digo que apreendi muito lendo nesse site. !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário