Pesquisar este blog

terça-feira, 6 de agosto de 2013

Exames Antes e Depois - Resultado Comprovado ?


Pessoal, 

Demorei um pouco para fazer minha segunda postagem pois estava imaginando uma melhor forma organizar as informações por tópicos para que a leitura fique mais objetiva e não canse o leitor, prometo tentar ser mais periódico. 

>> Como tudo começou...

No inicio de 2012, conheci a respeito da cirurgia bariátrica, antes não pensava que poderia se aplicar ao meu caso, pensava que seria somente para as pessoas que já estavam enormes e com mais de 150kg, descobri que isso é determinado de acordo com IMC, e caso tivesse alguma comodidade,
visto que eu tinha algumas como: apneia do sono, pressão alta, colesterol alto, inicio de diabetes, resistência à insulina, dores na coluna, esteatose hepática  "gordura no fígado", acho que só rsrsrs 

Então quando estava com tudo preparado para operar, fazer a redução de estômago, já estava com todos os exames prontos, criei uma meta que consistia em emagrecer alguns quilos, tinha que sair do 127 kg e ir para 114 kg ,e com isso ainda ficaria na faixa com o IMC > 40, nessa época "minha maior motivação" era fazer uma cirurgia menos arriscada, se eu emagrecesse o fígado ficaria menor, e facilitaria o acesso ao estômago e foi nessa brincadeira que sai do IMC necessário para operação. 

Chamei esse processo de "Gastroplastia Cerebral", brinco que operei a cabeça ao invés do estômago rsrsrs

>> Estabelecendo META

Quando comecei essa empreitada em em Set/2012, no meu último aniversário, determinei uma meta para ser atingida, queria que até Set/2013 desse ano abaixasse meu peso para menos de 110 kg, então quando conquistei o objetivo em Abril/2013, criei uma nova meta nessa reta final que até Set/2013 estar com 2 dígitos na balança, meu peso está oscilando muito de 103 a 108 kg, mais isso é outro tópico rsrs

"Estabeleça metas claras e crie sistema de recompensa para se motivar a trabalhar em favor dos seus objetivos."

Distribua a meta em pequenas metas, para que fiquem mais fácil de serem realizadas. 

Poder da Motivação - "Carnaval em Trindade"

No carnaval desse ano, estive com amigos do curso em trindade, lá pude praticar muitos esportes, nadar fazer trilha, praia , cachoeira, enfim, foram 6 dias de muita atividade física.

foi para trindade com 123 kg e voltei com 118 kg, considero que isso foi o pontapé inicial que vi que a atividade física poderia fazer grande diferença na minha vida se eu emagreci 5 quilos em 6 dias, poderia emagrecer muito mais, então voltei focado na academia.

Poder da Motivação - "Smart Fit"

Em Marco/Abril desse ano, participei de um desafio "Peso Certo" na Smart Fit, esse desafio consistia em uma competição de perda de peso, quem perdesse mais peso ganhava 1 mês de mensalidade de graça + Toalha + Garrafa.

Comecei com 116,250 kg e terminei com 109,600 kg, quase 7 kilos perdidos em 1 mês e uma economia em não pagar a mensalidade da academia de R$ 69,90 rsrsrs 





Assim não será oportuno dizermos: "Vou começar amanhã". Não valerá a pena também afirmarmos que: “Eu vou fazer isso quando tiver tempo". 

Hoje é o dia! Agora é o momento!



>> Plano de Ação - "Atingindo o alvo !!!"

Quando se tem um alvo a atingir, podemos criar alguns "planos de ação" (Ir a academia, se alimentar de determinada forma, dormir mais, enfim tudo que está careca de saber),então esses 'planos' , nada mais são que um conjunto de atividades, ou pequenas rotinas que você adapta ao seu dia a dia, como diz o velho ditado "o uso do cachimbo entorta a boca", o ser humano tem uma capacidade absurda de adaptação, ou seja quando incorporamos certos hábitos a nossa rotina, acaba se fazendo posteriormente no automático.

Então se você planeja por exemplo, que como plano de ação irá corta o consumo de açúcar, doces, refrigerante e outras mil porcarias, com tempo você acaba acostumando e não tente mais falta, porque o que faz você repetir de comer aquele determinado alimento várias vezes durante a sua vida e a sensação de recompensa que aquilo representa.
Isso pode ser percebido quando se come chocolate, onde você acaba ficando mais feliz na maioria dos casos (pode se ficar triste por engordar rsrsrs depressão pós chocolate existe!!!) , todavia quando você troca a maneira como aceita a tal recompensa, por outra forma de recompensa, você pode se adaptar a esse outro tipo de recompensa. 

Um exemplo que tirei pra mim, vivia descontando o stresse na geladeira, hoje faço bike, transport e esteira, e me sinto bem da mesma forma, quando fazemos execícios alguns hormônios são liberados

Sexo e corrida é a combinação perfeita para o bem-estar no dia-a-dia. Ambos liberam endorfina e têm uma relação direta com o estado de humor da pessoa. >>LEIA MAIS.

Exemplo: o hormônio cortisol, liberado quando a pessoa está estressada, é queimado durante uma corrida;

Comece com pequenos hábitos, chamo de mini dicas que ajudam...

Exemplo:

Comer uma maça no meio da tarde/manhã;
Trocar açúcar por adoçante;
Beber água 30 min antes das refeições;
Muitas vezes confundimos sensação de barriga vazia, atribuindo a fome, e pode ser sede!


>> Antes e Depois - Exames

Então conforme prometido, seguem mais um "antes/depois" para incentivar que comecem a se movimentar.

Tenho o histórico dos meus exames, que foram realizados em out/2012 outro em Jan/2013 e outro mais recente em Maio/2013


Uso esses "Indicadores" para saber se estou no caminho certo !

Vejam abaixo o que ocorreu como resultado do esforço que venho fazendo:


Triglicerídeos, despencaram !!!




Colesterol, HDL "Bom" Aumentou 



Colesterol, LDL "Ruim" Diminuiu




Colesterol "Total", Diminuiu





Concluído, o grande fator dessa mudança drástica no meu histórico de exames, foi a inclusão de atividades físicas, mudança na dieta, e suplementação com ômega 3, que ajuda a aumentar o HDL, e em consequência diminuir o LDL.

Vou fazer o próximo post sobre isso !

Aguardem rsrs 




Nenhum comentário:

Postar um comentário